16, Abril 2019

“VENTO DE SAL” VENCE PRÉMIO

Vento de Sal, da realizadora Anna Azevedo, foi premiado, este domingo, no “Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade 2019”. A co-produção Butterfly Filmes e Pixbee recebeu o Prémio ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas) para melhor curta-metragem.

Vento de Sal estreou no “É Tudo Verdade 2019”, festival internacional que decorreu em São Paulo e Rio de Janeiro, de 4 a 14 de abril. Numa premiação paralela, a curta-metragem gravada em Nazaré, Portugal, foi a escolhida pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas.

A 24.ª edição deste festival exibiu um número assinalável de filmes biográficos. Nesse contexto, “Vento de Sal trouxe um necessário frescor à seleção”, destaca o portal de crítica cinematográfica Adoro Cinema. “O belíssimo curta-metragem de Anna Azevedo registra o fim do dia de dois pescadores, armazenando seus mariscos antes de irem para casa. É extremamente simples, bem filmado e observado, e muito adequado à potência do formato curto”, sublinha.

Na mesma linha de pensamento, a crítica do blog Carmattos, de Carlos Alberto Mattos, descreve Vento de Sal como “um filme minimalista e poeticamente simples. Uma câmera fincada na areia de uma praia em Nazaré, Portugal, observa dois idosos às voltas com a secagem de peixes no estendal. (…) O curta nos convida a suspender a pressa e apreciar o que não a tem”.

Vento de Sal é uma curta-metragem de 15 minutos, com roteiro e direcção de Anna Azevedo, produzida pelas produtoras Butterfly Films (Brasil) e Pixbee (Portugal).

 

+ info