Saudade do Futuro

 

Sobre a nova terra, o escrivão Pero Vaz de Caminha vislumbrou, em 1500: "Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo". Em 1940, um ensaio do escritor Stefan Zweig previu: "Brasil, um país do futuro". Partindo da experiência do Brasil de hoje, tomado pelo sentimento de nostalgia pela perda de um futuro promissor sempre prometido, o filme viaja para investigar as origens e a perpetuação da cultura da saudade no mundo lusófono. Percorreremos Brasil, Portugal e Cabo Verde a fim de captar as camadas subtis da saudade, e que se escondem sob o clima de romantismo que a cerca. Como a ditadura portuguesa, que alimentou a cultura da saudade durante a guerra colonial a fim de entorpecer as massas e camuflar a insanidade das batalhas na África. A brasileira, que sob o manto do progresso, e por oposição, abafou o sofrimento dos que tiveram entes queridos desaparecidos, mortos e dos exilados. E ainda em Cabo Verde, cujo mito do cais da saudade marca uma sina de aprisionamento feminino, cujas grades a nova geração tenta romper.

 

Participação

Anna Azevedo, realizadora


Realizadora e vídeo-artista reconhecida pela sua linguagem poética e pelo tratamento único de imagens de arquivo, elementos sempre presentes nos seus filmes  e instalações artísticas.

Com obras exibidas em festivais de cinema e eventos artísticos de renome, tais como o Festival de Berlim e de Rotterdam, HotDocs, Sheffield, CPH:DOX, MoMA, Festival do Rio e Mostra de São Paulo, Bienal de Artes de Veneza e do Mercosul.

"Saudade" é a sua primeira longa-metragem cinematográfica a solo.

 

 

Equipa

 

Ideia Original e Realização ANNA AZEVEDO    Direcção de Fotografia  VINICIUS BRUM    Som DUARTE FERREIRA | PEDRO MOREIRA    Produtor Brasil ANNA AZEVEDO   Produtor Portugal LILIANA LASPRILLA | PEDRO MAGANO    Uma co-produção HY BRAZIL | PIXBEE 

Apoios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Rodagem